Prefeitura coloca segundo Conselho Tutelar para funcionar

A prefeita Délia Razuk visitou às obras de reforma do prédio que abriga a segunda unidade do Conselho Tutelar ​

Por: Assecom

conselho tutelar 2_ (50)

Será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 6, a segunda unidade de Conselho Tutelar de Dourados, que funcionará em prédio na esquina da avenida Coronel Ponciano com a rua Lurdes Abrahão Prates, próximo à Prefeitura de Dourados.

A prefeita Délia Razuk destacou o compromisso de estruturar a cidade. “Encontramos as saídas para colocar em prática as melhorias. Em meio à crise econômica, vamos ampliar os atendimentos do conselho tutelar porque recuperamos uma estrutura que é da prefeitura e aplicamos os recursos para os devidos fins”, disse a prefeita.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, a nova unidade é um avanço para o município e foi luta da prefeita Délia Razuk quando ainda era vereadora. Desde 1980, quando ultrapassou os 100 mil habitantes a cidade já comportava uma segunda unidade, de acordo com normativa do Conselho Nacional.

“A demanda é muito grande não apenas pela população que ultrapassa 215 mil pessoas, mas porque temos excepcionalidades, como as aldeias e 7 distritos, alguns com população maior que a de alguns municípios em MS. O conselho estava sobrecarregado e a nova unidade soma muito”, disse.

A unidade I terá jurisdição sobre a área urbana desde a rua Mato Grosso cobrindo toda a região oeste e as aldeias Jaguapiru, Bororo e Panambizinho. Já a unidade II, atenderá desde a rua Mato Grosso cobrindo toda a região leste e todos os distritos.

Para colocar em funcionamento a unidade, a Prefeitura de Dourados, por determinação da prefeita Délia Razuk, tem trabalhado desde o início do ano. Depois de que autorizou a cedência do prédio que funcionava como depósito de bens inservíveis, uma reforma no valor de R$ 200 mil foi feita no local. Outros R$ 75,6 mil foram empregados na estruturação de mobília e materiais de informática, todos com recursos da Secretaria de Assistência Social.

Na segunda-feira serão empossados novamente os cinco conselheiros que atendem na unidade I, e para trabalhar na nova unidade serão empossados como conselheiros os cinco que são suplentes hoje. Ainda outros 7 novos suplentes serão designados, todos dentro da lista de candidatos que participaram da eleição mais recente.

“Toda a normatização com as legislações e adequações para colocar em funcionamento da segunda unidade é feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Em contato com a Vara da Infância tudo foi designado dentro da lei para a posse e os remanejamentos”, disse a secretária.

O Conselho Tutelar tem ainda outros cargos na lista de pessoal, segundo Ledi, que serão ocupados por servidores remanejados de acordo com a necessidade e possibilidade da administração. Fazem parte da composição um técnico administrativo, duas recepcionistas, 5 motoristas, 5 conselheiros, 2 estagiários e um encarregado de serviços gerais.

<

Copyright © Tribuna1.com - Todos os direitos reservados. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo de sites externos.