Para tudo, há uma solução

arvore-em-um-dia-bonito_1154-633

Estou teclando para dizer que desejo que seu dia hoje seja um dia bonito, colorido, cheio de gratidão pela vida. Diga-me uma coisa: Você já sofreu alguma perda significativa na sua vida? Perda de bens, ocupações, pessoas, amizades, relacionamentos? Sofreu reveses?  Como estas perdas mexem conosco e entristecem a nossa vida não é? Tenho absoluta certeza que sim. Elas, muitas vezes, nos tiram o chão.

Mas, com o passar do tempo e com tantos desafios que já me vi obrigado enfrentar, acabei aprendendo que para tudo, há uma solução. A primeira delas é aceitar que aquele fato realmente aconteceu e que não tem volta. Vai sentir-se frustrado? Sim. Uma sensação de derrota? Sem dúvida. A autoestima vai lá para baixo! É lógico. Acredite. Até raiva você vai sentir. Nessa hora, é bom evitar qualquer reação, qualquer atitude.

Deixe o tempo acalmar seus ânimos. Foque seu olhar num outro horizonte. Para que a nuvem escura, saia dos seus pensamentos. Busque alcançar com o olhar, um campo neutro. Se não conseguir focar em algum elemento mais colorido. Que seja de gratidão, que apesar da perda, você está “vivo”.

Trabalhe a questão da aceitação em você. Não pense que isso será muito fácil, principalmente se você sentir culpa pela perda. Mas necessário. Esse processo é como subir numa montanha. Você pode encontrar diversas maneiras de chegar ao topo. Pode escalar toda sua extensão e altitude passo a passo ou chegar lá voando, alugando um helicóptero que deixe você no topo. Com certeza você de alguma maneira teria alcançado o topo. Mas e a sensação de conquistar isso, saboreando, mesmo que tenha sido difícil é totalmente diferente.

Depois que você “aceitar” o fato, fica mais fácil para dar o primeiro passo importante na direção certa, que é Recomeçar… Agora sim, você precisa escolher por onde começar. Com as lições que aprendeu. Sim, é besteira querer esquecer o que se passou. A aceitação faz com que o processo se transforme em aprendizado e não em sofrimento. Eu chamo esse processo de “realizar a dor”. Agora sim, recomece.

Saiba que, cada manhã, na sua vida, também é um recomeço. O recomeço de sua caminhada, da sua jornada, que pode ser longa, difícil, cansativa. Mas, é uma jornada que você não poderá interromper. É sua vida.

Por isso, entenda uma coisa importante. Se existe uma característica muito positiva no ser humano, é a sua capacidade de recomeçar. É justamente nessa capacidade que você encontra a diferença daqueles que alcançam o sucesso na vida e aqueles que ficam pelo caminho lamentando a má sorte e o tempo perdido.

Por isso, recomece tantas quantas vezes forem necessárias, por que eu sei que lá no fundo você é capaz e vai encontrar coragem para isso. A cada novo dia, faça com que ao terminar, ele fique na memória. Como um dia que valeu a pena ter vivido. Que o dia vindouro, lhe abra as portas de muitos caminhos, em busca do seu melhor. Que a reinvenção da vida, permita você se recriar do seu melhor jeito.

Faça isto, examine as possibilidades, experimente a amar e se importar com as pessoas e verás como tua vida também será melhor e com maior sentido, pois pais e mães intercedem por nós. Tenham uma abençoada semana. Nosso endereço: Rua Lúcio Nunes Stein esquina Benjamim Constant.

Erivelton Demari – Pastor na IECLB – eriveltonsdemari@yahoo.com.br – WWW.luteranos.com.br

<

Copyright © Tribuna1.com - Todos os direitos reservados. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo de sites externos.