Câmara de vereadores realiza hoje audiência pública sobre orçamento da UEMS

O encontro será às 13h30, no auditório do curso de agronomia da UFGD, localizado na Unidade II. Rodovia Dourados – Itahum, Km 12 – Cidade Universitária.

Por: Assessoria - Foto: Thiago Morais

uems

 

Será realizada na tarde desta sexta-feira (24) uma Audiência Pública que irá debater o tema: “Orçamento Público e a Função Social da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)”. O ato tem mobilizado toda a Câmara de Dourados, propositora do evento, para pedir aos deputados uma emenda coletiva com recomposição orçamentária, de R$ 207 milhões para R$ 252 milhões.

Na última quarta-feira (22), os parlamentares visitaram a Assembleia Legislativa juntamente com representantes da Aduems (Associação dos Docentes da UEMS), explicando a situação da universidade, que vai desde a falta de infraestrutura nas cidades do interior até a falta de recursos e professores. De acordo com a associação, esse valor seria o mínimo para cumprir com a estrutura de cursos, laboratórios e salas de aula.

Além disso, segundo o DCE (Diretório Central dos Estudantes), os acadêmicos sofrem com a precária assistência estudantil, como diminuição de bolsas, justamente pela escassez de verbas para a educação pública, o que motiva a evasão acadêmica, não permitindo ainda que a UEMS cumpra seu papel social.

Para eles, a fixação é insuficiente para garantir o desenvolvimento das atividades dos campi da instituição e para garantir a ampliação de mais vagas, bem como inviabilidade a realização de concurso público para suprir a ausência de docentes em algumas disciplinas, inviabilizando o fomento a pesquisa, que é uma das principais inserções das instituições de ensino superior.

Para os vereadores, a mobilização até o momento foi muito importante para a defesa da universidade pública de qualidade. Elias Ishy (PT) lembrou que a articulação na Assembleia resultou em uma agenda com o secretário de Governo. “Esperamos que o orçamento seja modificado”, afirmou Alan Guedes.

O encontro será às 13h30, no auditório do curso de agronomia da UFGD, localizado na Unidade II. Rodovia Dourados – Itahum, Km 12 – Cidade Universitária.

<

Copyright © Tribuna1.com - Todos os direitos reservados. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo de sites externos.